A atividade proposta pela disciplina "Educação a distância no Brasil e no mundo", a saber, selecionar, acompanhar e participar em blogs ativos sobre a EaD constituiu-se uma experiência ímpar e muito enriquecedora na minha formação, pois promoveu o aprofundamento no complexo universo da EaD, que até então eu não percebia, o que promoveu instigantes reflexões.
Os aspectos teóricos (e por que não dizer burocráticos) da Ead e sua implementação extrapolaram a teoria e as dificuldades tornando a relação com a prática inseparável, o que me oportunizou vivenciar a riqueza da EaD, bem como solidificou minha percepção quanto a responsabilidade compartilhada pelo aluno para o seu sucesso. Embora muito questionada e vítima de preconceitos infundados, a EaD é uma modalidade de ensino ampla e que cada vez mais vem se concretizando como o futuro atual da educação. As inegáveis inovações tecnológicas nos põe a frente em muitos campos e a educação não pode continuar a negar tais tecnologias, desconsiderando-as para sua efetiva expansão (o que seria um absurdo).
As mudanças sociais que vivenciamos deixam claro que a educação também deve mudar, crescer, expandir-se, abrindo novos campos tanto de atuação quanto de formação. As exigências intelectuais e acadêmicas para o ingresso no mercado de trabalho contrapoem-se a correria de nossos tempos, onde as informações voam e o tempo urge. Nesse campo, a Ead vem provar sua importâ ncia e consagrar-se como modalidade educacional que alia necessidades, interesses, custos, benefícios e as constantes tecnologias.
A atividade proposta veio acrescentar mais experiências a minha vida profissional, expandindo a concepção de que blog e outras ferramentas de redes sociais são mais do que 'banais' mas constituem-se importantes instrumentos de interação, troca e discussões, que promovem a educação mútua (devendo ser utilizada pelos educadores) .
segunda-feira, 29 de agosto de 2011
quinta-feira, 25 de agosto de 2011
EaD no Brasil
Considerando a inserção cada vez maior de alunos e cursos na modalidade Ead, cabe uma reflexão sobre esta, ponderando as utilizações atualmente feitas. A legislação brasileira regulamenta a Ead, bem como postula-se pontos que devem ser levando em conta na implementação de tais cursos. Proponho uma discussão reflexiva sobre tal tema. Vamos começar?
Assinar:
Postagens (Atom)